Brasil é 5° país mais caro do mundo para ter e manter um carro novo






Comprar um carro é quase uma etapa obrigatória na vida adulta nos países mais desenvolvidos. Ao entrar na faculdade ou sair da casa dos pais, adquirir um automóvel próprio dá liberdade e independência para as pessoas.

Em outros países, porém, até aqueles que sonham em comprar um carro acabam não conseguindo por conta dos preços altíssimos e dos baixos salários. E tem mais coisa que pesa na conta. O preço do combustível, os imposto e gastos com revisões, possíveis manutenções e seguro aumentam o impacto financeiro de um automóvel.

Quando tudo isso é posto na mesa, o Brasil fica muito bem posicionado. No ranking dos países mais caros para ter e manter um carro, claro.

O site britânico ScrapCarComparison, que compara o preço de carros no fim de suas “vidas”, fez um levantamento e aponta quais países têm os valores mais acessíveis para comprar e manter um carro e quais não oferecem tanta facilidade.

A metodologia utilizada por eles é a seguinte: pesquisaram em 40 países onde os dados de custo médio estão prontamente disponíveis para as categorias renda, custo do carro, seguro, reparos e combustível. Países sem estes dados foram retirados do estudo.

O preço médio dos carros foi calculado com base em dois modelos: o Volkswagen Golf e o Toyota Corolla, além dos custos médios com combustível, seguro e manutenção dos modelos antes da comparação com a média de salário anual. O resultado revela a porcentagem do salário médio anual de cada país necessária para que um indivíduo compre e mantenha um carro.

Ter um carro no Brasil é muito caro – e já sabemos disso, Ao fazer o balanço, um dos aspectos mais importantes da conta é o salário. Em países com salário médio anual mais baixo, o preço para manter um automóvel pedirá uma fatia maior da renda do cidadão.

A Turquia ficou com o posto de país mais caro do mundo para manter um modelo. No país turco (onde os carros são sobretaxados) é necessário mais de seis vezes a média anual do salário para que um indivíduo possa manter um carro. Em segundo lugar está a Argentina e, em terceiro, a Colômbia.

O Brasil ainda fica atrás do Uruguai e ocupa a quinta colocação, com 441,89%. Ou seja: para que o brasileiro tenha condições de comprar um carro e mantê-lo com seguro, combustível e manutenção, é necessário ganhar mais de quatro vezes o salário médio anual daqui. 

Para os curiosos, entre os cinco países mais caros para se manter um automóvel, sete estão localizados na América Latina.

Países com os preços carros mais acessíveis, de acordo com o estudo, a Austrália se apresentou como o país mais “barato” para comprar e manter um carro. Por lá, o cidadão desembolsa, em média, 49% do seu salário médio anual para comprar um carro.

Os Estados Unidos ficaram com a segunda colocação. No país, pouco menos de 55% do salário médio anual é capaz de pagar as despesas de um carro. Na terceira colocação, a Dinamarca requer 60,34% do salário médio anual para que o cidadão consiga manter seu automóvel.

Fonte: https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/brasil-e-5-pais-mais-caro-do-mundo-para-ter-e-manter-um-carro-novo/

Postar um comentário

0 Comentários