Conheça o marketing digital e como trabalhar na área de forma inteligente

Com o aumento do número de pessoas que consomem pela internet, o marketing digital se tornou cada vez mais promissor


Usar a internet para fazer compras - seja de roupas, eletrodomésticos ou até mesmo de alimentos - se tornou uma realidade no cotidiano das pessoas. E claro, se tem pessoas comprando, com certeza existe marketing para atraí-las


É aí que entra o marketing digital, já ouviu falar? Diferente da publicidade convencional, que vende oferecendo diretamente o produto ou serviço, a base do marketing digital é o marketing de conteúdo ou de atração.


Esta forma de atrair novos clientes está cada vez mais em alta, principalmente os profissionais que desejam ter uma renda extra ou até mesmo abrir o próprio negócio.


Quanto maior a demanda, maior a necessidade de profissionais


Os especialistas da Agência T42 lembram que o aumento do consumo de conteúdo para a internet naturalmente resulta no crescimento da necessidade de profissionais para atuarem na área.


“O interessante do marketing digital é que este formato demanda trabalho para diversos profissionais, desde jornalistas, escritores, designers, publicitários e até mesmo programadores”.


O marketing digital oferece diversas possibilidades para o profissional capacitado. Além de contar com vagas de trabalho em agências ou empresas de comunicação, este profissional pode atuar no mercado como freelancer, atendendo tanto empresas quanto outras pessoas e até mesmo abrir seu próprio negócio.


No entanto, para trabalhar com marketing digital é importante ter algumas características, entre elas estão:


Gostar do mundo digital:


O marketing digital é muito mais do que produzir conteúdo e realizar estratégias. Trata-se de um campo que tem constantes mudanças e que precisam ser avaliadas para trazer bons resultados.


Um bom profissional, mais do que ter familiaridade com as ferramentas, precisa gostar do campo digital e estar sempre atualizado.


Dominar os conceitos:


Briefing, SEO, email marketing, estas são algumas nomenclaturas muito comuns para quem trabalha com marketing digital. Ter o conhecimento sobre os termos e qual é a importância de cada um deles é fundamental.


Ter capacidade de adaptação:


Vivemos em constantes mudanças no que se diz a respeito do digital, isso demanda certa agilidade profissional. Quanto mais tempo o profissional de marketing demora para agir, maior será o prejuízo.


Ser criativo e analítico:


Além de estar atento às tendências, o profissional precisa saber analisar os dados e saber aplicar na realidade do seu trabalho da melhor forma possível.


Saber trabalhar em equipe:


Mesmo trabalhando como freelancer ou empreendendo, é comum que o profissional desta área precise de outros para complementar o seu. Portanto, saber trabalhar em equipe e saber ouvir a opinião do colega.


Qual curso preciso fazer para trabalhar com marketing digital?


Não existe uma graduação específica para quem deseja trabalhar com marketing digital. Geralmente, profissionais da área de comunicação e tecnologia são os que mais encontramos, mas isso não significa que os formados em outras áreas não podem atuar.


Grande parte dos profissionais que trabalham com marketing digital não fizeram uma graduação específica, mas sim uma especialização que é capaz de fazer esta capacitação. Atualmente, existem inúmeros cursos que cumprem com esse papel, no entanto, a melhor opção é uma pós-graduação.


Postar um comentário

0 Comentários