Inflação em alta e os preços lá em cima, economizar se tornou ainda mais importante.

 


Todo mundo sonha em conquistar alguma coisa, né? E, no mundo em que a gente vive, muitas vezes isso envolve ter grana. Mas isso não é motivo para desânimo, pelo contrário. Aprender como economizar dinheiro pode mudar sua relação com os seus objetivos.


No entanto, na cabeça de algumas pessoas, a ideia de aprender a economizar está relacionada a se privar do que gosta e a sofrimento. 


Não precisa ser assim! Com algumas dicas de finanças pessoais, esse processo pode ficar simples. E você pode inclusive desenvolver uma relação mais saudável com dinheiro.


Deu vontade de tentar? Ótimo! Neste conteúdo, você vai aprender:


O que é economizar e por que nem sempre é simples;

Como ter mais controle financeiro;

Como fazer uma planilha de gastos mensais muito simples; 

Dicas para economizar dinheiro no dia a dia.

Para saber de tudo isso e muito mais, é só continuar a leitura!


Como aprender a economizar dinheiro?

Se você já se perguntou como aprender a economizar antes, é sinal de que você talvez tenha tentado guardar dinheiro e não pode não ter conseguido. Isso é comum e acontece mesmo.


Afinal, o que é economizar? Nada mais é do que gastar menos do que você ganha todos os meses para que você consiga ter uma sobra de dinheiro.


Essa “gordurinha” deve ser guardada, e isso é o que se chama de poupar dinheiro. É fundamental para que você conquiste objetivos maiores, invista parte do seu orçamento ou até mesmo se proteja de imprevistos financeiros, que podem exigir que você gaste mais em um mês específico.


Se não parece tão simples, você não está sozinho. Muitos brasileiros têm passado por dificuldades. A pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima), aponta que 63% da população perdeu pelo menos parte da sua renda em 2021.


Nesse cenário, a pesquisa mostra que menos de um terço dos brasileiros (27%) conseguiu economizar. Entre eles, a principal estratégia apontada foi diminuir gastos ou deixar de sair, além evitar compras desnecessárias e controlar as despesas.


Mas como aprender a guardar dinheiro mesmo quando o cenário aperta? Mais para frente neste texto, você vai conferir 20 dicas de finanças com ideias para economizar dinheiro no dia a dia.


Antes disso, que tal conferir algumas maneiras de se manter firme aos seus objetivos financeiros? Olha só algumas dicas.


Pense no que quer conquistar

Já parou para pensar que o dinheiro é tão importante nas nossas vidas porque funciona como um meio de conseguir o que você quer? Então, se você se planejar para economizar com um objetivo claro, tudo se torna mais simples e pode ser até prazeroso.


A dica é escolher o seu principal sonho neste momento e focar nele. Quer construir uma reserva de dinheiro para evitar imprevistos? Planeja trocar de carro? Quer ajudar seu filho ou filha a pagar a faculdade?


Seja o que for, tenha isso em mente sempre que precisar se lembrar o porquê de economizar.


Estabeleça um prazo

Depois de definir seu objetivo, é importante pensar em quando você deseja conquistá-lo. O fator tempo é muito importante, porque permite que você saiba qual é o prazo que tem para atingir a sua meta.


Se você deseja trocar de carro, sabe que precisa de um valor X para realizar seu objetivo. Então, se quiser fazer a troca em um ano, terá o período de 12 meses para chegar àquele montante de dinheiro. Esse é o raciocínio para que você saiba quanto precisa poupar, para qual meta e por quanto tempo.


Suas metas podem ser de curto, médio ou longo prazo. Confira alguns exemplos:


Curto prazo (até um ano) Viajar nas férias, reformar o banheiro de casa, criar uma reserva financeira

Médio prazo (até 5 anos) Comprar um carro, quitar uma dívida, juntar dinheiro para uma pós-graduação

Longo prazo (até 10 anos) Dar entrada em um novo imóvel, guardar dinheiro para aposentadoria, ajudar os filhos

Comece com um raio X das suas finanças

A terceira dica é começar com o que você já tem: analisar as suas rendas e despesas e ter ideias de como você pode economizar a partir do seu dia a dia. Para isso, ter um controle financeiro é fundamental.


Confira abaixo como fazer um controle financeiro do zero e, em seguida, confira 20 dicas para colocar em prática a partir de hoje e aprender como economizar dinheiro.


Como começar um controle financeiro?

O controle financeiro pessoal é a organização de tudo o que você ganha e gasta durante um período (que pode ser uma semana, um mês). Ou seja, é uma maneira de controlar toda a sua vida financeira.


Uma boa forma de começar a ter um controle financeiro pessoal é criar um orçamento para as suas finanças. Ou seja, saber quanto de dinheiro você precisa todos os meses para viver.


E como fazer isso? Para começar, é importante entender quais são as suas despesas fixas e suas despesas variáveis.


Defesas fixas pessoais x despesas variáveis

As despesas fixas pessoais são aquelas que têm o mesmo valor todos os meses, independente de quanto daquele serviço você consumir.


A conta de luz, por exemplo, varia de acordo com o seu consumo, então ela é uma despesa variável.


Alguns exemplos de despesas fixas pessoais: 


Aluguel;

Condomínio;

Prestações de compras parceladas;

Assinaturas de serviços como streaming;

Academia;

Plano de celular.

Depois de anotar suas despesas fixas, anote também as variáveis. Confira alguns exemplos:


Conta de luz;

Conta de água;

Gás;

Gasolina;

Supermercado.

Postar um comentário

0 Comentários