Por que é importante investir todos os meses?


Por mais que investimentos sejam fundamentais para transformar a realidade financeira familiar e pessoal, muitas pessoas acabam desistindo e deixando de investir todos os meses, mas por que isso acontece com grande parte dos brasileiros?


Segundo Marcelo Dambros, gerente de desenvolvimento de negócios do Sicredi, para que exista um bom rendimento, a frequência que o investidor destina fundos para suas ações é fundamental. “Existem diversos fatores que impedem as pessoas de persistirem com seus objetivos financeiros e eles podem aparecer em diversas situações, mesmo para pessoas que investem a muito tempo”, explica Dambros.


Ausência da disciplina financeira


“O brasileiro em geral não recebe instrução sobre finanças enquanto está na escola, consequentemente precisa aprender tudo por conta própria, e muita das vezes com os próprios erros”, descreve. “Quando a pessoa começa a receber salário e ter despesas, é possível que se perca em seu próprio orçamento financeiro por falta de conhecimento”, completa.


Segundo o gerente de desenvolvimento de negócios do Sicredi, a renda do brasileiro tende a ser variável, pois muitos recebem um salário fixo, mas que acaba variando com comissões, por exemplo, um lojista que trabalha no final do ano acaba ganhando muito mais por conta das festas e comemorações, mas nos meses seguintes a comissão é menor, mas em vez dele se basear pela menor receita, acabamos focando na maior e entrando em dívidas. Com a disciplina e um bom planejamento essa situação poderia ser evitada facilmente.


Não ter a visão de longo prazo


Para Marcelo Dambros, vivemos em uma cultura de consumo, ou seja, temos comportamentos imediatistas, sempre querendo adquirir bens sem planejamento e tomando atitudes decisivas por impulso. “Isso faz com que as pessoas não consigam persistir em seus objetivos de poupar, pois parece muito tempo, então acaba consumindo o valor, sufocando então a visão a longo prazo”, alerta.


Exagerar no tamanho da meta


Metas levam tempo para serem cumpridas, sejam elas de curto, médio ou longo prazo. Para cada uma dessas modalidades o valor e o tempo de poupar e investir é diferente, mas por muitas vezes, por conta do imediatismo, tentamos aumentar o valor a ser poupado mensalmente para concretizar o objetivo o mais rápido possível.


Para o gerente de desenvolvimento de negócios do Sicredi, esse é um erro cometido por muitos, pois se o valor exceder a realidade financeira fica ainda mais difícil persistir no objetivo, ou seja, se o investimento interferir no estilo de vida, a tendência é que a pessoas desista de poupar.


Então como cultivar o hábito de poupar todos os meses?


Marcelo Dambros explica que é fundamental ter conhecimento de todos os produtos que a sua instituição financeira oferece, pois é natural que existam opções que ajudem o investidor a manter a frequência de seus investimentos.


“Podemos usar como exemplo o Sicredi, que disponibiliza para seus associados a opção de poupança programada a partir de 20 reais, mas para aqueles que querem investir um pouco mais, existe a CDB, que é um depósito a prazo programado de no mínimo 50 reais”, explica.


Investimentos como programação e previdência privada também são ótimas opções para quem está no início, mas lembre-se, o importante é começar e buscar cada vez mais conhecimento, pois mesmo com pouco dinheiro é possível investir.

Postar um comentário

0 Comentários