Pontos importantes para o candidato destacar durante uma entrevista de emprego

 

 

Enquanto candidato, é necessário se colocar positivamente durante a entrevista de emprego


Ao receber o convite para entrevista de emprego é importante que direcione o seu comportamento e detalhe uma narrativa coerente com foco na sua personalidade, através dos principais pontos do seu currículo profissional.

Pontos importantes para o candidato destacar durante uma entrevista de emprego

Enquanto candidato, é necessário se colocar positivamente durante a entrevista de emprego. Visto que a empresa deve conhecer melhor seus objetivos e resultados obtidos em empregos anteriores. Por isso, considere a entrevista de emprego como uma forma de se apresentar, e não como um tipo de julgamento de sua personalidade.

O seu comportamento transmite uma importante mensagem ao recrutador

Alguns aspectos são relevantes para minimizar a ansiedade da situação de avaliação. Por exemplo, é importante que não cruze braços e pernas; fale de maneira calma e tranquila; evite chegar atrasado; não gesticule excessivamente; mantenha contato visual com a gestão do processo de recrutamento e seleção. Além disso, o candidato deve ter clareza sobre quais foram os resultados obtidos em seus empregos anteriores, exemplificando situações.

Destaque suas experiências

Assim sendo, fale sobre sua facilidade para lidar com metas; gestão de pessoas; poder de persuasão em vendas; capacidade analítica; implementação sistêmica; elaboração de projetos; campanhas motivacionais; dentre outros pontos importantes para o seu perfil profissional.

Seja assertivo e resolutivo

Ao apresentar uma situação que requer melhoria, apresente também a solução. Sendo assim, ao se colocar como uma pessoa tímida, deve destacar o seu desejo de estudar teatro, por exemplo. Dessa forma, estará demonstrando autoconhecimento e flexibilidade para resolver a situação.

Conheça a cultura organizacional

É aconselhável ao candidato que conheça a cultura da empresa para melhor se preparar para a entrevista de emprego. Visto que uma empresa que possui uma cultura mais aberta permite um linguajar mais popular e uma vestimenta mais informal; o que não ocorre com uma cultura tradicional.

Avalie os valores envolvidos

Sendo assim, além de ser um ponto importante para que o candidato se prepare, essa análise também é um ponto de avaliação quanto à viabilidade da contratação, já que através da cultura organizacional é possível entender quais são os valores envolvidos no processo seletivo.

Uma vez que a compatibilidade entre as partes deve ocorrer de maneira orgânica para que a entrevista de emprego resulte em uma contratação que seja positiva para todos os envolvidos. Portanto, essa análise pode ser o diferencial para o seu direcionamento e para que uma avaliação genuína seja feita por parte da empresa.



Postar um comentário

0 Comentários