Veja financiar um imóvel sem renda formal! Entenda




Se você é autônomo ou empresário, não se preocupe! Você pode sim financiar um imóvel. Uma premissa importante para se ter em mente é:

se você tem renda suficiente para financiar um imóvel, isso pode ser comprovado perante as instituições financeiras de alguma maneira.

Mas, para que você entenda qual é a lógica de todo processo, conheça as 4 principais etapas do financiamento imobiliário:

  • Aprovação de crédito;
  • Vistoria do imóvel e avaliação de documentos;
  • Assinatura de contrato e pagamentos de impostos;
  • Liberação do crédito.

Na primeira etapa, a instituição financeira quer “ver para crer”. Ou seja, ver seu perfil financeiro para crer no seu poder aquisitivo. Nesta fase ocorre a avaliação do cliente, que funciona de forma individualizada.

Além disso, os bancos adotam critérios diferentes entre si para realizar essa análise. É aqui que você deve mostrar ao banco qual é a sua renda para comprovar que você consegue arcar com os custos de um financiamento.

Neste conteúdo você entenderá como funciona a aprovação de crédito, quais são os documentos necessários, além de diversas dicas para garantir o tão esperado financiamento do seu imóvel próprio sendo empresário, autônomo ou profissional liberal.



Não tenho carteira assinada, posso financiar um imóvel?
Sim! Mesmo os autônomos, liberais ou empresários, profissionais que não têm carteira assinada e por isso podem ter dificuldades em conseguir extratos e recibos comprovando renda, têm a possibilidade de realizar um financiamento imobiliário para a tão sonhada casa própria.

Para isso é preciso entender de que maneira as instituições financeiras olham para você e o que elas querem saber do seu perfil de crédito.

Mas antes disso, tenha em mente que: na hora de comprar um imóvel próprio, o banco entende que a negociação é feita em nome da sua pessoa física (PF) , mesmo que você tenha uma pessoa jurídica (PJ). Então todo o trâmite do financiamento imobiliário de uma casa própria é feito com benefício à PF.

Formas de comprovar renda no financiamento imobiliário

Na primeira etapa do financiamento imobiliário, a instituição financeira busca comprovações que garantam que você, como cliente, terá como pagar o valor das parcelas mensais durante o período do empréstimo, garantindo a renda mínima para financiar o imóvel que você deseja.

Para isso, o banco solicita uma lista base com diversos documentos. A parte burocrática varia de acordo com o regime trabalhista com o qual você trabalha.

Confira nos próximos tópicos os documentos que são aceitos para comprovação de renda em cada um dos casos:

Profissional com carteira assinada
Os profissionais de carteira assinada são aqueles regidos pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). A comprovação de profissão e renda para os que possuem a carteira assinada é simples, já que os mesmos estão inscritos no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED).

Os documentos necessários para profissionais de carteira assinada são:

  • Holerites dos últimos 3 meses;
  • Imposto de Renda.

Documentos aceitos em todos os principais bancos.

Profissional liberal
Por definição, profissionais liberais ou autônomos são profissionais que atuam em atividades remuneradas por conta própria, de forma recorrente ou pontual, ou seja, sem a utilização de um CNPJ (pessoa jurídica). Os autônomos podem ou não estarem atrelados a uma ordem ou conselho profissional.

Os documentos necessários para profissionais liberais são:

  • Imposto de Renda
  • Extrato da conta bancária de pessoa física
  • Extrato mensal do Carnê-Leão
Documentos aceitos em todos os principais bancos.

É importante lembrar que existem categorias de profissionais liberais que podem atuar sem uma pessoa jurídica de acordo com a Lei Federal 13.467/2017, como é o caso dos dentistas, por exemplo.

Empresários e MEIs
Empresários são aqueles que atuam profissionalmente como responsáveis por uma empresa de porte pequeno, médio ou grande.

Já os Microempreendedores Individuais (MEI) são uma categoria específica de profissionais que atuam de forma análoga aos autônomos, em maior parte sozinhos ou com apenas um funcionário e que possuem lucros anuais de até R$ 81 mil, porém o MEI possui CNPJ e atua profissionalmente como pessoa jurídica, e não física.

Os documentos necessários à comprovação de renda para empresário e MEIs são:

  • Contrato social da empresa
  • Declaração de faturamento assinado pelo contador.
  • Imposto de Renda pessoa física
  • Extratos bancários da pessoa jurídica dos últimos 3 meses
  • Extratos bancários da pessoa pessoa física dos últimos 3 meses
  • Pró labore com renda dos últimos 3 meses

Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos - Decore (aceito somente no banco Bradesco)
Com exceção do Decore, todos os documentos são aceitos pelos principais bancos. Caso você não tenha movimentação na conta bancária de pessoa física, é provável que a sua aprovação nos bancos Itaú e Caixa Econômica Federal não seja aceita, já que seus parâmetros na política de crédito bancário são mais restritos.

Como financiar imovel sendo MEI?
O profissional que atua como MEI pode financiar um imóvel, para isso é preciso ter suas finanças organizadas. Separe suas contas pessoais e da empresa e, se possível, declare seu IRPF para obter extratos de rendimentos que provem qual é de fato sua renda.

É fundamental que você entenda que, mesmo sendo titular de um CNPJ, o banco sempre vai olhar para os seus rendimentos pessoais, ou seja, aquele em nome da sua pessoa física.

Por isso os primeiros documentos solicitados (que são aceitos em todos os bancos) são a Declaração de Imposto de Renda de pessoa física e o extrato bancário da conta corrente, também da pessoa física.

Como financiar imóvel sendo autônomo?
Os autônomos são aqueles que exercem atividade profissional remunerada, porém sem vínculo empregatício formal. Por esse motivo pode ser um pouco mais complicado comprovar a sua renda mensal, mas não é impossível.

Para fazer financiamento imobiliário sendo autônomo, se você já tem conta corrente em algum banco que possui a opção de crédito imobiliário e a utiliza de forma cotidiana, dê preferência a ele para solicitar seu financiamento.

Isso porque, muito provavelmente, a instituição já conhece todo o seu histórico e portanto já sabe qual valor de crédito imobiliário está disponível para você.

Caso você não se encaixe nessa opção ou queira tentar a solicitação de crédito em outros bancos, é importante ter de forma organizada seus rendimentos e gastos mensais, como em um extrato bancário, por exemplo, ou ainda pelo Imposto de Renda.

Como financiar imovel sendo empresário?
O empresário que deseja comprovar renda para o financiamento imobiliário vai precisar ter em mãos alguns documentos cruciais como o contrato social da empresa, a declaração de Imposto de Renda da empresa e da pessoa física, além de alguns outros documentos que podem variar conforme disponibilidade.

Financiar pode ser complicado para o empresário, aquele que detém um CNPJ como proprietário ou sócio do negócio, devido a ausência de comprovantes formais de renda.

Para não ter erro, fique atento a essa informação: quanto mais organizado e regularizado estiver seu negócio e seu fluxo de caixa, mais fácil será o processo de aprovação de renda.

Então organize suas finanças pessoais e da empresa, separe-as para facilitar a emissão de extratos e retire seu pró-labore com os valores reais que você obtém mês a mês.

Postar um comentário

0 Comentários