Veja 13 dicas eficientes de como controlar suas despesas e gastos pessoais!

Em tempos de crise econômica, quem não sabe controlar seus gastos pode acabar com graves problemas financeiros. Mas, nada melhor do que aproveitar esse tempo para cuidar das finanças com mais atenção. Para isso, siga as dicas abaixo.




10 dicas para controlar seus gastos

Caso você ainda tenha o costume de anotar tudo que gasta, a primeira sugestão é que comece a sua revolução financeira por essa prática.

Anotar, seja em um caderno ou em uma planilha, vai ajudar você a controlar seus gastos.

1. Anote tudo
Fazer anotações dos gastos diários ajuda a entender como o dinheiro é utilizado, e a identificar suas saídas. Isso evita dores de cabeças e sustos desnecessários, como ler uma fatura do cartão de crédito e descobrir que não terá o dinheiro para pagar tudo que usou.

Com o entendimento dos valores listados, você terá a total consciência de como utiliza seu dinheiro. A partir daí, poderá traçar metas para não se sentir sufocado pelas contas, bem como fazer cortes de gastos desnecessários e mudar alguns hábitos.

Você pode anotar de um jeito bem simples. Na verdade, quanto mais simples for, melhor será de entender as anotações. Separe por itens, como:

  • Destino (no que foi utilizado/ feito);
  • Valor;

Quando você separa por categoria fica mais fácil entender e controlar seus gastos.

2. Separe por categorias
Depois de ter identificado todos os lugares para onde seu dinheiro tem ido, é hora de organizá-los por categorias para verificar onde está sendo utilizada a maior parte, e até o que tem sido supérfluo, que pode e deve ser evitado.

Entre as categorias mais usadas estão:

  • Moradia (água e luz);
  • Alimentação (supermercado);
  • Telefonia (telefone, celular, internet e tv por assinatura);
  • Transporte (ônibus, combustível, metrô, Uber);
  • Saúde (medicamentos, planos, consultas);
  • Educação (faculdade, escola, creche, cursos);
  • Roupas e acessórios;

Lembre-se: você pode personalizar as categorias de acordo com a sua realidade. Uma boa dica é colocar os gastos que julgar supérfluos em uma categoria adicional com o nome que desejar.

Pode parecer uma prática simples, mas muitas pessoas se esquecem de anotar seus gastos diários.

3. Trabalhe com uma renda fixa
Um erro comum é não ter definido qual o valor da sua renda mensal. Acredite, isso pode parecer muito simples, mas existem milhares de pessoas que não têm mais o controle nem sobre o valor que realmente ganham, e isso influencia diretamente em no controle de seus gastos.

Para começar nessa jornada de organização das finanças, pegue os valores do seu salário líquido dos últimos três meses e faça uma média. Esse será o valor médio da sua renda. Apenas isso, tome cuidado para não esquecer os demais descontos feitos diretamente na sua conta.

Caso tenha valores a receber, coloque esse dinheiro em uma categoria de renda extra. Dessa forma, essa grana a mais não irá interferir nas suas contas e evitará que você conte com algo que ainda não está em suas mãos.

Quando você tem seus custos definidos, fica mais simples controlar os gastos e planejar sonhos.

4. Defina seus custos fixos

Saber seus gastos fixos de todo mês é importante para ajudar você a ter uma vida financeira mais equilibrada e sem surpresas. Para isso, reúna as categorias que costumam ter um valor médio e some. Com isso em mente, é possível saber quanto você deve separar mensalmente para que os principais custos não sejam esquecidos e permaneçam em dia. Exemplo:

Moradia + Alimentação + Telefonia + Transporte

Utilizar um aplicativo é uma ótima dica para ajudar no controle dos gastos.

5. Utilize um aplicativo financeiro
Organizar seus gastos pode ficar uma tarefa mais fácil com a ajuda de um aplicativo, e o que não falta são aplicativos especializados nessa área. Veja, abaixo, alguns deles:

Minhas economias;
Gastos diários 3;
CoinKepper;
Orçamento Fácil;

Anote todas as dívidas que tem para começar a pensar em renegociação.

6. Renegocie as dívidas
Agora que você já começou a organizar seus gastos, é hora de renegociar aquela dívida, isso vai ajudar você a continuar nos trilhos da organização e repensar duas vezes antes de assumir um compromisso. Mas, se você não tem dívida pode passar para a próxima dica.

Vale lembrar que, caso o valor financiado seja parcelado, você deve considerar uma quantia que se encaixe dentro do seu orçamento, baseado na sua renda fixa menos os custos fixos.

Repense a forma que você tem utilizado seus recursos básicos e aproveite para economizar de forma consciente.

7. Use de forma consciente os recursos básicos
Quando o valor da luz ou água vem mais alto que o normal, é normal você se assustar, mas muitas vezes esquece que deixou a torneira aberta enquanto escovava os dentes ou que uma lâmpada ficou ligada sem necessidade durante uma noite inteira.

Aos poucos, isso vira pode virar uma bola de neve no seu orçamento. Então, antes de procurar alguma resposta mirabolante, reveja suas atitudes.

Aprenda a controlar o uso do cartão de crédito, pois ele pode se tornar um vilão para suas finanças.

8. Use de forma consciente o cartão de crédito
Um dos principais erros que as pessoas cometem é quando adquirem um cartão de crédito e não se certificam do que é realmente necessário comprar, do que você pode parcelar e até de quanto você pode pagar, e muitas vezes, a partir disso, entram em pequenas dívidas, que acabam por se acumular com o passar dos meses.

Para que você não se torne um refém dessas compras, pense sobre o fato de você realmente precisar do cartão, e como agir para que ele não se vire contra você depois.

Outro detalhe é quanto à data de vencimento da sua fatura, que pode ajudar você a fazer compras nos dias certos, para que não venham na conta antes do que desejava.

Pesquisar pode virar um hábito saudável para quem deseja aprender a controlar seus gastos.

9. Pesquise preços antes de comprar
Seja honesto consigo mesmo. Quantas vezes você já comprou algo sem pesquisar o preço e depois encontrou em outro lugar com um preço mais barato? A impulsividade pode levar você para as dívidas de uma forma rápida.

Portanto, antes de gastar, faça um levantamento de preços. A internet pode ser uma grande aliada na hora de verificar a média do preço de um produto ou serviço.

Lembrar das despesas anuais, e guardar dinheiro para essas contas, vai ajudar você a ficar mais tranquilo com suas finanças.

10. Não se esqueça das despesas anuais
Não entre para o time de pessoas que se esquecem de contas, como IPV e IPTU, e, quando elas menos percebem, chega a data de vencimento e não têm a menor ideia de onde tirar dinheiro para pagar.

Para evitar esse desespero, é necessário se preparar e economizar o dinheiro para pagar essas contas com tranquilidade.

Não se esqueça de 3 coisas
Antes de aplicar essas dicas, você deve se atentar para três fatores decisivos para o cumprimento ou não do controle dos seus gastos no decorrer do ano. São eles:

Entender o verdadeiro propósito
É preciso ter a consciência da verdadeira importância que suas finanças têm e de como o planejamento pode interferir positivamente na sua vida. Ao se organizar financeiramente, você ficará mais livre para poder investir em um imóvel, carro, planejar uma viagem, criar uma poupança para seus filhos ou se aventurar em um mochilão, por exemplo.

Seja disciplinado
Essa dica é difícil para quem não consegue se segurar quando acaba de receber o salário, mas,entenda que a disciplina é sua melhor amiga na hora de organizar tudo que entra e sai da sua conta. Sem ela, não adianta nada você criar uma planilha ou baixar um aplicativo. É muito importante que você seja disciplinado com as anotações, compras, pagamento de contas no dia certo…

Reserve uma quantia mensalmente
Agora que você já conseguiu se disciplinar e entende o real significado de fazer o controle do seu dinheiro, é hora de começar a guardar. Se habitue a guardar uma quantia em uma poupança ou em outro investimento. Veja qual a melhor forma de reservar uma quantia mensal e não mexer nela.

Com o tempo, essa quantia só tende a crescer, e poderá, dentro do planejado, ajudar você a realizar seus sonhos, sem comprometer sua estrutura.

Vale mencionar que você não precisa aderir a todas essas dicas, mas, depois de tomada a consciência, pode começar aos poucos, com uma ou duas dicas. O importante é começar a mudança de hábito.

Quer aprender mais sobre como melhor seus rendimentos e receber mais dicas sobre o mundo financeiro? Então, continue aqui blog. Aproveite para fazer um comentário abaixo.

Postar um comentário

0 Comentários