Você é MEI? Confira vantagens de possuir uma conta PJ




Com mais de 13 milhões de pessoas registradas como Microempreendedores Individuais (MEI) atualmente no país, segundo dados da Receita Federal, a modalidade que expandiu e ganhou novos adeptos durante a pandemia, garante diversos direitos e facilidades ao empreendedor que decide se regularizar.

Uma das vantagens da conta MEI é a criação e manutenção de uma empresa de forma menos burocrática. Para manter as operações da empresa mais simples, muitos MEIs continuam usando a conta bancária feita com base no CPF e não se preocupam em criar uma conta feita com o CNPJ, mas isso nem sempre pode ser muito vantajoso. 

Paulo Castro, CEO e cofundador do Contbank, alerta que criar uma conta PJ pode ser melhor ao empreendedor. "Criar uma empresa significa colocar no papel um sonho que estava apenas em planos. Diante disso, é preciso pensar que a empresa vai crescer e, em algum momento, esse passo de criar uma conta de Pessoa Jurídica será inevitável", explica o CEO.

Pensando nesse cenário, o executivo separou algumas vantagens da abertura da conta corrente para Pessoa Jurídica:

Passa mais profissionalismo: quando os clientes fizerem o pagamento e se depararem com uma conta de Pessoa Física, automaticamente a percepção de valor que eles têm da empresa vai cair, o que pode influenciar na precificação. Ao optar por uma conta PJ, o empreendedor demonstra que é uma empresa séria e comprometida com o seu produto ou serviço.

Maior simplicidade ao administrar o dinheiro: na hora de separar o dinheiro da empresa do dinheiro do empresário, é muito mais fácil ter uma conta PJ. além de simplificar o pagamento para fornecedores e serviços, esse tipo de separação facilita a organização do dinheiro do empreendedor, que, sem orientação, pode comprometer o fluxo de caixa se continuar usando sua conta pessoal.Atualmente, é possível encontrar vários bancos digitais com contas gratuitas e benefícios diversos para contas PJ.

Acesso facilitado a linhas de crédito: vários bancos disponibilizam linhas de crédito exclusiva para contas com CNPJ com valores e condições de pagamento diferenciadas. "Os empréstimos não devem ser vistos como inimigos a serem evitados a qualquer custo, pelo contrário: um investimento certeiro na empresa pode reverter em um aumento de faturamento superior ao valor que foi pago, por isso é importante contar com alternativas ao empréstimo tradicional a pessoa física que contam com juros maiores, por exemplo", explica Castro.

Facilitar a contabilidade da empresa: quando se tem uma conta PJ, é mais simples detalhar as movimentações financeiras, evitando cair na Malha Fina do Imposto de Renda ou até mesmo evitar a necessidade de enviar uma retificação da declaração. E o processo de declaração do Imposto de Renda será muito mais fácil com uma conta separada.

Postar um comentário

0 Comentários