Combustível subiu! Tem como economizar na gasolina?




O preço da gasolina está nas alturas em todo o país, e os motoristas estão tendo cada vez mais dificuldades para encher o tanque. Diante disso, preparamos algumas dicas que podem te ajudar a poupar gasolina e economizar.

Evite esticar as marchas 

Quanto mais o motorista respeitar a rotação do motor, melhor será o rendimento e o consumo do automóvel. 

O RPM (Rotações por Minuto) é a medida de rotação do motor e as passagens de marcha devem acontecer quando a rotação atingir, na média, entre 2.000 rpm e 2.500 rpm. Existem veículos que avisam o condutor o melhor momento para a troca de marcha e esse patamar pode ser diferente para cada modelo.

Em grande parte das vezes, quando o motorista ultrapassa a faixa de giro, o consumo de gasolina cresce, pois o condutor fica acelerando e forçando a marcha desnecessariamente. 

Se atente aos pneus 

É sempre importante se atentar a calibragem dos pneus, pois, ao murcharem, eles consomem mais gasolina por conta do aumento da área de contato com a via. Isto é como se o veículo ficasse “preso” ao solo, o que acaba dependendo de uma performance acima do necessário.

É importante dizer que não é recomendado calibrar o máximo que der dos pneus. Os pneus devem ser calibrados de acordo com o que foi recomendado pelo fabricante.

Evite ar-condicionado na cidade

Como o ar-condicionado recebe uma carga do motor através de uma conexão interna, ele acaba gastando mais combustível. Sendo assim, privilegie o ar natural.

Evite abrir as janelas na estrada 

Aqui a dica é ao contrário da anterior. Na estrada costumamos andar com uma velocidade consideravelmente mais alta que na cidade. Com isso, ao andar com as janelas abertas é causada uma resistência contrária à direção que o carro está indo, prejudicando a aerodinâmica do carro.

Isto pode causar um consumo de combustível ainda maior que o ar-condicionado.

Mantenha uma velocidade constante 

Sempre que possível mantenha uma velocidade linear. Isto ajuda na economia de gasolina, pois o motor fica equilibrado e demanda menos energia. 

Fonte: https://fdr.com.br/2021/09/15/tem-como-economizar-na-gasolina-combustivel-subiu-valor-nos-ultimos-dias/

Postar um comentário

0 Comentários