Aumento de furtos faz procura por seguro de bicicleta sobir 30% em Ribeirão Preto, diz corretora




A procura pela contratação de seguros para bicicletas teve alta de 30% neste ano em Ribeirão Preto (SP), em comparação com 2020, segundo a corretora Fernanda Borelli Francisco.

O aumento ocorre em meio a um cenário onde criminosos têm invadido condomínios da cidade para furtar esses veículos. As ocorrências têm se tornado cada vez mais frequentes (veja abaixo).

Fernanda Borelli, no entanto, alerta que as seguradoras não pagam a indenização em qualquer tipo de furto. Por isso, ela explica que é importante combinar todos os detalhes na hora da contratação e sempre tentar deixar a bicicleta em segurança.

"A seguradora vai fazer o pagamento da indenização, com a comprovação que ocorreu o furto qualificado, quando ocorreu a subtração da bike mediante arrombamento. (...) Não é só ter o seguro, nós temos a obrigação de proteger [a bicicleta] para que isso depois não tenha nenhum problema com indenização."

Vítimas

O recepcionista de hospital Claudio Luiz Maniçoba já foi vítima desse tipo de crime. Ele conta que teve a bicicleta furtada e acumulou um prejuízo de R$ 5 mil.

Mesmo com a boa notícia de a polícia ter encontrado o veículo uma semana depois, Claudio, que pedala cerca de 50 quilômetros por dia para trabalhar e passear com amigos, afirma que não fica mais sem o seguro.

"Se eu não tiver o seguro, não tenho uma garantia de locomoção segura para o trabalho. Não conseguiria ir trabalhar sem a bicicleta. Acho que é muito importante todo mundo ter um seguro hoje porque com essa onda de assaltos que está tendo e, se eu ficar sem a minha bicicleta, não tenho como trabalhar e nem ter como lazer à noite", diz.

Já o engenheiro Renato Rodrigues Pereira é dono de uma bicicletaria e viu nos últimos meses aumentarem as reclamações de clientes sobre a falta de segurança.

Além de orientar sobre a adesão ao seguro, ele também dá dicas para os moradores protegerem as bicicletas de furtos e roubos.

"Tem muitas coisas que podemos fazer para minimizar a possibilidade da ocorrência do furto ou do roubo. Por exemplo: deixe sempre a bicicleta trancada. A gente vai inibir um pouco a ação do delinquente, da pessoa que está querendo roubar a bicicleta ou praticar um furto. A gente tem muitos casos aqui em Ribeirão Preto de bicicletas com localizador, GPS embutido na bicicleta."

Casos frequentes

O caso mais recente de furto de bicicletas em Ribeirão ocorreu na madrugada da última quinta-feira (16), quando um grupo com ao menos quatro homens invadiu um condomínio no bairro Parque São Sebastião, na zona Leste, e levou 17 bicicletas por um buraco aberto no muro dos fundos.

Além disso, os ladrões roubaram o carro de uma família e saíram com o veículo pela portaria.

Fonte: https://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2021/12/18/com-aumento-de-furtos-procura-por-seguro-de-bicicleta-sobe-30percent-em-ribeirao-preto-diz-corretora.ghtml

Postar um comentário

0 Comentários