O certame, autorizado desde 26 de maio, já conta com comissão formada e trabalha no processo de escolha da banca organizadora, que deve ser anunciada no decorrer das próximas semanas, uma vez que a intenção é divulgar o edital de abertura de inscrições até dezembro!
A seleção contará com uma oferta de 20 vagas iniciais para a carreira de auditor federal de controle externo (AUFC), além de formar cadastro reserva de pessoal para eventuais convocações durante o prazo de validade do concurso.
Auditor do TCU
Para concorrer ao cargo de Auditor Federal de Controle Externo a exigência é de nível superior em qualquer área de atuação. A remuneração inicial do cargo é de R$ 21.947,82, mais benefícios, por jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Organizado pelo Cespe/Cebraspe, o último concurso público promovido pelo Tribunal de Contas da União para o cargo de Auditor ocorreu no ano de 2015. Por meio de dois editais o certame ofertou, em um deles, 66 vagas para Auditor Federal de Controle Externo, nas áreas de Auditoria Governamental (36) e Auditoria de Tecnologia da Informação (30). Já o outro edital abriu 42 vagas para carreira de Técnico Federal de Controle Externo na especialidade de Técnica Administrativa que exigia ensino médio.
Para o cargo de Auditor, as provas ocorreram nas cidades de Rio Branco/AC, Macapá/AP, Manaus/AM, Brasília/DF, Cuiabá/MT, Belém/PA e Boa Vista/RR. O concurso teve validade de um ano e foi prorrogado por igual período, até dezembro de 2017.
O último concurso para Auditor do TCU teve as etapas de prova objetiva, de conhecimentos gerais e específicos, prova discursiva (peça de natureza técnica) e Programa de Formação, convocados para este somente os aprovados nas provas objetivas e discursiva. Entre os conteúdos programáticos das provas objetivas estavam:
(Clique na matéria desejada e veja a apostila para começar os estudos)
- Língua Portuguesa
- Língua Inglesa
- Raciocínio Analítico
- Matemática Financeira
- Noções de estatística
- Controle Externo
- Direito Constitucional
- Direito Administrativo
- Direito Civil
- Direito Processual Civil
- Direito Penal
- Auditoria Governamental
- Análise de Informações
- Noções de Economia do Setor Públlico e Regulação
- Contabilidade
- Administração Financeira e Orçamentária
- Administração Pública
- Gestão, Governança de TI e Engenharia de Software
- Desenvolvimento de Sistemas
- Infraestrutura de TI
- Segurança de Informação
Fiscalização de Contratos de Tecnologia da Informação
Atividades a serem executadas
O Auditor desenvolve atividades de planejamento, coordenação e execução relativas à fiscalização e ao controle externo da arrecadação e aplicação de recursos da União, bem como da administração desses recursos, examinando a legalidade, a legitimidade, a economicidade, a eficiência e a efetividade em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil patrimonial e operacional, dos atos daqueles jurisdicionados ao Tribunal de Contas da União, bem como apoiar o desenvolvimento e suporte a soluções de Tecnologia da Informação necessárias ao TCU.
0 Comentários