Aproximadamente um terço da proteína de nosso corpo é colágeno. Ele tem uma função estrutural que protege outros tecidos menos resistentes e permite a sua conexão com o esqueleto ósseo. A partir dos 25 anos, a produção de colágeno começa a diminuir (perdemos cerca 1% ao ano). As linhas de expressão começam a aparecer, resultando em uma pele mais frágil e menos elástica, ou seja, flácida.
De acordo com a especialista, outro ponto importante é que as mulheres produzem menos colágeno do que os homens. Estudos comprovam que no período da menopausa a velocidade de perda dessa proteína é aumentada, chegando a atingir 30% nos primeiros cinco anos. Saiba Mais AQUI
O que é colágeno?
O colágeno é uma proteína composta por 3.000 aminoácidos dispostos em três correntes moleculares entrelaçadas, formando uma espécie de hélice tripla flexível e robusta.
Ele tem inúmeros atributos: deixa a pele resistente e elástica, reforça tendões e ligamentos que unem os músculos aos ossos e sustenta os órgãos internos. Ossos e dentes são feitos pela adição de minerais à matriz de colágeno, e 75% da pele é colágeno.
Benefícios do colágeno
O colágeno promove:
Fortalecimento de unhas frágeis
Maior resistência, espessura, crescimento e brilho aos cabelos
Previne o aparecimento de celulite;
Fortalece o cabelo e melhora o seu aspecto;
Diminui o surgimento de estrias;
Aumenta a elasticidade da pele;
Previne e retarda o surgimento de rugas e linhas de expressão.
Prevenção e tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose.
O colágeno tem sido utilizado para minimizar a ocorrência de lesões, pois mantém o tecido articular mais hidratado e elástico. Ele também é utilizado para prevenir lesões em atletas. Diversos estudos realizados na Europa e nos Estados Unidos atestam esses benefícios.
Como repôr o Colágeno
Colágeno: benefícios e quando usar
Para repôr o colágeno no organismo, pode-se fazer uma alimentação rica neste nutrientes, sendo por isso importante consumir alimentos ricos em colágeno como:
Carnes vermelhas;
Carnes brancas;
Gelatina;
Geleia de mocotó.
A melhor forma de combater o envelhecimento e manter a pele bem firme, é consumir diariamente estes alimentos ou suplementos alimentares de colágeno hidrolisado em cápsulas, pó ou comprimidos, que vão ajudar a repor os níveis de colágeno no corpo. Saiba mais sobre os alimentos ricos em colágeno e suplementos em Alimentos ricos em colágeno.
Porém, é preciso que tome sempre o colágeno junto com alimentos ricos em vitamina C como laranja, kiwi, abacaxi ou mamão, pois é esta vitamina a responsável por permitir a absorção do colágeno pelo organismo. Por isso, o recomendado é tomar as cápsulas de colágeno ou o pó junto com um suco de laranja ou kiwi por exemplo, para garantir que o colágeno é devidamente absorvido pelo organismo.
Como consumir colágeno hidrolisado
O colágeno hidrolisado é vendido em basicamente duas versões: sachê e cápsula. Especialistas recomendam o consumo diário de 5g a 10g da proteína por dia para obter os benefícios. A forma mais prática de ingerir a quantidade diária indicada é pelo sachê. O conteúdo de um pacotinho geralmente já tem a dose indicada. O pó é diluído em água, suco ou iogurte. As cápsulas de colágeno são alternativa para quem não aprecia o sabor do sachê.
No entanto, para alcançar a quantidade diária, é preciso consumir várias unidades, dependendo do fabricante. Atente-se na hora de comprar, pois existem duas variedades de colágeno hidrolisado. O tipo 1 é mais indicado para manutenção da saúde da pele, cabelos e unhas, já o tipo 2 é recomendado para auxiliar no tratamento de osteoartrite autoimune e artrite reumatoide.
Adicione o colágeno hidrolisado na sua rotina e sinta os benefícios com o uso regular. Saiba Mais AQUI
0 Comentários