Qual rendimento de R$ 1 Milhão no Tesouro Direto



Saber quanto rende 1 milhão no Tesouro Direto é fundamental para montar uma carteira diversificada e tomar as melhores decisões nos investimentos.


Você acumulou uma boa quantia, mas não sabe o que fazer com 1 milhão de reais? 


Para viver de renda é preciso estar a par dos diferentes tipos de investimento e quanto rende cada um. Mesmo com a Selic a 2%, a renda fixa continua importante até mesmo para investidores mais arrojados.


É uma opção para você montar uma reserva de emergência, realizar objetivos de curto e médio prazo e ter caixa para aproveitar oportunidades.


Dentro da renda fixa, os títulos do Tesouro Direto são um dos investimentos mais procurados por serem seguros e oferecem remuneração melhor do que a poupança. Em agosto, o programa do Tesouro Nacional atingiu a marca de 1.344.655 investidores ativos.


Mas você quanto rende R$ 1 milhão no Tesouro Direto? Será que esse investimento ainda vale a pena com a taxa Selic em suas mínimas históricas?


Como funciona a rentabilidade do Tesouro Direto? 


A rentabilidade do Tesouro Direto é dada pelo índice financeiro ao qual o título está atrelado e pela data de vencimento do título. Caso seja levado até o vencimento, o título vai pagar a taxa definida no momento da compra, mesmo que ele sofra variações de preço ao longo do tempo.


No caso de venda antecipada ele sofre a chamada marcação a mercado. Ou seja, seu preço varia conforme a demanda e a mudança do cenário econômico. O retorno pode ser maior ou menor do que o que foi acordado no momento da compra.


Entendido isso, é preciso estar atento aos indicadores atrelados a cada tipo de título público. O Tesouro Direto são títulos de renda fixa emitidos pelo governo para captar recursos para diversas áreas, como educação, saúde, infraestrutura, etc.


O Tesouro IPCA + é um título atrelado à inflação cujo rendimento é definido por uma taxa fixa mais o desempenho do IPCA no período. 


Por exemplo: Tesouro IPCA+ 2026, título com vencimento em 15/08/2026 e rentabilidade de IPCA + 2,89% ao ano. Esse título público é indicado para quem deseja manter o poder de compra objetivos de médio e longo prazos para objetivos de médio e longo prazos.


O Tesouro Prefixado possui rendimento predefinido na hora do aporte e esta se mantém a mesma até o vencimento. Dessa forma, não há surpresas no rendimento. Este título costuma ser atrativo quando há previsões de queda de juros, pois tende a render mais que os outros ativos. Por exemplo: Tesouro Prefixado 2026 com rendimento fixado em 7,45% ao ano.


Já o Tesouro Selic tem seu rendimento próximo a taxa Selic do período. Com liquidez diária, esse título é indicado para objetivos de curto prazo e reserva de emergência.

Postar um comentário

0 Comentários