Marketing digital e mídias sociais: especialista orienta como ganhar dinheiro em tempos de pandemia

 


A crise em decorrência do novo coronavírus, com fechamento físico do comércio e de serviços não essenciais, tornou fundamental a presença dos negócios na internet. Levantamento recente mostra que 78% das empresas pesquisadas já estão na web e 57% delas fazem vendas online.


Os dados são do Centro Regional de Estudos para a Sociedade da Informação, divulgados nos últimos dias pela agência pública EBC. Para apontar caminhos, a reportagem conversou com um dos grandes especialistas em marketing digital no Brasil.


Matheus Black, fundador da agência King Marketing, em Marília (SP), garante que é possível atenuar os impactos do distanciamento social nos negócios.


“Mais do que isso, tem gente conseguindo aumentar o faturamento mesmo com a queda do consumo e da renda. Mas, para chegar lá, é preciso adotar algumas medidas que se tornaram essenciais”, afirma o especialista.


Manter sites personalizados e garantir uma boa presença nas redes sociais com conteúdo próprio – e de preferência profissional – é só o básico. “Isso todo mundo tem que ter. É o mínimo necessário”, comenta Matheus.


Sejam os microempreendedores individuais (MEIs), ou as empresas de pequeno e médio porte, é preciso inovar. “O empreendedor vai ter que criar novas maneiras de lidar com o problema e encontrar soluções que atendam às necessidades do momento.”


Matheus explica que todo mundo está vivendo um período difícil e os donos de negócios não estão sozinhos nessa. “Temos quatro dicas que podem fazer a diferença e já estamos usando essas estratégias para nossos clientes da King", aponta o especialista em marketing digital.


WhatsApp Business

Estar alinhado com as novas formas de comunicação é imprescindível para chegar até o cliente. Ou melhor, para que o cliente chegue até a empresa. “O WhatsApp Business permite a oferta de serviços personalizados por meio de um perfil comercial”, explica.


Com o aplicativo, a empresa inspira mais confiança e são facilitados contatos, esclarecimentos, negociações e transações. “Temos disponíveis na internet, inclusive, alguns livros virtuais ensinando a explorar ao máximo essa ferramenta”, diz Matheus.


Comunicação

Outra dica que o especialista dá é reforçar a comunicação direta com o público. “Com a pandemia, as pessoas estão buscando serviços e produtos na internet o tempo todo”, argumenta.


“Boas estratégias de comunicação estão sendo utilizadas por diversas empresas em todo o Brasil. É preciso conhecer seu público para poder oferecer o que ele deseja e, com isso, aumentar vendas, número de clientes e engajamento”, detalha Matheus.

Capacitação

A última dica do especialista é investir em capacitação durante a quarentena, período em que muitas pessoas estão com tempo livre. “É a oportunidade para adquirir novos conhecimentos e habilidades”, sugere Matheus.


A dica que ele dá é justamente para que empreendedores optem por cursos na área de gestão. “Existem muitas opções na internet e temos uma novidade importante que são as lives, aquelas transmissões ao vivo feitas por grandes nomes do mercado e que estão imperdíveis e são gratuitas. Basta apenas ter acesso à internet e um smartphone.”


Entrega

O delivery – ou serviço de entrega – já vinha ganhando espaço e importância, vide o crescimento de empresas especializadas, inclusive com a multiplicação de aplicativos no nicho.


“Com a pandemia o delivery virou o carro-chefe e não serve só para restaurantes, não. Temos parceiros de todos os ramos que adotaram, pet shop, docerias, joalherias, lojas de roupas. Também se tornou algo elementar”, explica.

Para conhecer mais sobre o trabalho da King Marketing e de Matheus Black, acesse os canais abaixo.



Postar um comentário

0 Comentários