Ganhar dinheiro na internet: Redes sociais, funis de venda, presença digital. As estratégias são muitas!



Marketing digital é o nome dado ao conjunto de estratégias e ferramentas que utilizam a internet e dispositivos virtuais para divulgar produtos e serviços, fortalecer relacionamento entre marcas e consumidores e construir a identidade de uma empresa. Redes sociais, presença digital, funis de venda. As estratégias são muitas e é preciso investir sem medo para garantir um bom retorno.


Com um significado desse, só pode ser coisa importante. E é: todas as grandes empresas hoje investem pesado no segmento e direcionam grandes recursos para o virtual.  Reflexo direto da pandemia e da necessidade de digitalização das empresas, a migração em massa de pequenos negócios para o comércio eletrônico impressiona. Em 2019, 26,93% dos e-commerces eram de pequeno porte e faturavam até R$ 250 mil por ano. Hoje, esses negócios passaram a representar perto da metade das lojas online (48,06%).


Mas é possível sim investir em estratégias sem lançar mão de um grande capital e ter bons resultados de venda, ganhar dinheiro na internet.  


Mas é preciso começar, dar o ponta pé inicial sem medo. O consultor em Marketing Digital, Luciano Farias, explica que as redes sociais são, sem dúvida, o primeiro grande caminho: “Através das redes sociais as marcas conseguem se conectar com quem elas querem alcançar, o que a gente chama de cliente ideal”. Nas redes sociais as estratégias são economicamente mais viáveis de se trabalhar, é possível começar com influenciadores e fazer uma campanha barata de anúncio na internet, por exemplo. “Hoje, sem ter anúncios você não consegue atrair o cliente certo, não adianta ficar nessa expectativa de só colocar postagem pra conseguir cliente, porque isso não vai acontecer”, ratifica.


O primeiro passo é traçar estratégias focadas nos chamados funis de venda, que são aquelas estratégias que pega um potencial cliente, que já está interessado na marca, inicia um relacionamento com a entrega de conteúdos que provem a ele que a marca é útil, gerando assim confiança. 


A estratégia finda com a consolidação da venda. Luciano ensina que para qualquer empresa iniciar esse trabalho de redes sociais, basta seguir a fórmula das 4 letras A's:


 - Audiência: a primeira coisa que se tem que fazer é descobrir as pessoas certas para consumir o seu produto. Não adianta comprar seguidor e nem utilizar estratégias obscuras para isso. É preciso conseguir atenção, entregando algo que elas desejam muito.


 - Atenção: é preciso gerar conteúdo para conseguir a atenção das pessoas, fazer com que elas parem de rodar em busca de outros produtos e permaneça focada na sua marca.


 - Avaliação: Depois de conseguir a atenção, o potencial comprador irá fazer uma avaliação para saber se aquilo que foi mostrado realmente faz sentido pra ele.


 - Aquisição: Cliente fecha a compra!


Nos meios de comunicação tradicionais, não é possível traçar estratégias tão focadas, é uma espécie de tiro de canhão para, quem sabe, atingir um público específico. Na internet os métodos são mais refinados, permitindo apontar para um alvo com mais acertividade, gastando pouco e tendo um retorno rentável. 


Anúncios baseados em valores diários são ótimas saídas e é possível fazer isso a partir de R$6. Assim fica mais fácil implementar ações e medir o CPA (Custo Por Aquisição), métrica básica importantíssima para qualquer empresário que queira investir no digital. Este CPA informa qual o valor que se está investindo para conseguir um cliente para a empresa. “A partir disso, geralmente, as pessoas começam devagarzinho, e quando elas chegam a esse valor, ele começa a aparecer de forma consistente, elas escalam seus orçamentos de publicidade e aí sim, começam a faturar ainda mais”. 


Mas o consultor lembra ainda que a ação deve vir sempre atrelada a estratégia de investimento. E é muito importante que o interessado faça cursos. Se desenvolver nessa área exige muito aprendizado e pratica para ir adquirindo Experiência com o tempo.

Fonte: Com informações do https://www.opovo.com.br/


Postar um comentário

0 Comentários